Projetos

A Escola Catatau trabalha com a proposta metodológica da Pedagogia de Projetos, ou seja, uma proposta de desenvolvimento do ensino-aprendizagem que busca ultrapassar as fronteiras disciplinares dialogando com diferentes áreas do conhecimento, proporcionando um trabalho coletivo em que o aprendizado acontece por meio da experiência. O desafio está sempre presente na prática, com o objetivo de contemplar a identidade de cada criança como um todo, valorizando as suas ações no processo pedagógico. Sendo assim, a proposta dá um novo significado ao espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo e ativo de interações.

Projeto Biblioteca

Toda sexta-feira, cada criança escolhe um livro da biblioteca para levar para casa e ler com a família durante o fim de semana. A conversa com os familiares sobre a história e os personagens é estimulada. Na segunda-feira os livros são trazidos de volta para a escola, e, na roda de conversa do dia, cada um conta sobre o que leu.

Projeto Cozinha

Esse projeto é dividido em três partes. Na primeira, a cada semana um aluno é sorteado para fazer um lanche em casa, com a família, e levar, no dia pré-determinado, para os amigos experimentarem na escola. Existe também o dia mensal de preparar um bolo, por exemplo, na própria escola, com as professoras e os colegas. Por fim, uma vez por mês um membro da família de uma criança sorteada vai até a escola para preparar algo com a turma. As crianças conhecem diferentes ingredientes, trabalham as quantidades e exploram as texturas e os sabores, sempre com muita higiene.

Projeto Animais

A escola, no momento, possui dois jabutis. O cuidado, a alimentação e a limpeza da casinha deles faz parte do Projeto Animais. As atividades são desenvolvidas por apenas um aluno de cada vez com a professora, sendo que existe um rodízio semanal. Eles levam frutas e/ou verduras de casa, e aprendem cuidar e respeitar a natureza.

Projeto Artes

O Projeto Artes faz parte da proposta pedagógica da escola, e tem o objetivo despertar e estimular a sensibilidade e a criatividade das crianças por meio das manifestações artísticas. Atividades variadas, sempre com muitos materiais e também com sucatas, resultam em trabalhos expostos em três mostras de Arte por ano. As aulas de Música e de expressão corporal também fazem parte desse projeto.

Escola Aberta

Duas vezes por ano acontece a Escola Aberta. A primeira, realizada no mês de junho, tem um tema diferente todos os anos. A Escola Aberta de novembro acontece há quase dez anos e é um bazar de Natal. Tudo é desenvolvido pelas crianças: guirlandas, toalhas, bandejas, enfeites, e uma linda loja é montada para a venda dos produtos, tanto para as famílias quanto para as pessoas da comunidade. A renda obtida é doada para uma instituição. Em 2017 foi doada para a instituição APACC, que abriga crianças em tratamento no Hospital Boldrini. Os formandos do ano, ou seja, os alunos do Pré II, levam pessoalmente a doação, visitam o espaço e brincam com os novos amigos.

Projeto Horta

As crianças, juntas, cuidam da horta da escola e muitos alimentos produzidos lá são usados na cozinha. O projeto também desperta o “crescer e se desenvolver” com as crianças, que também acontecem com elas.

Projeto Intergeracional

A Escola Catatau acredita que a convivência entre crianças e idosos promove a troca de afetos e de ricas experiências. Sendo assim, realiza, juntamente com uma terapeuta ocupacional e uma musicoterapeuta, um projeto intergeracional que inclui visitas e atividades

dos alunos em casas de repouso.

Passeios Culturais

Pelo menos duas vezes por ano é realizado um Passeio Cultural, às vezes com e às vezes sem as famílias. Fazendas, museus, teatros, entre outros.

Formatura e Encerramento

A Festa de Formatura e Encerramento do ano é o nosso maior evento. É um espetáculo aberto, sempre apresentado em um teatro, e que conta com a participação de todos alunos. Sempre um novo tema é desenvolvido. O cenário, as músicas e os figurinos são escolhidos de acordo com a proposta pela coordenadora e pelas professoras de Educação Física, Dança e Música.

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram